terça-feira, 23 de novembro de 2010

Danças

Esses ritmos pernambucanos  estão sempre aliados a uma dança ou ritual e representavam na sua origem crenças, credos e o imaginário das raças que os praticavam. Entre elas temos : 


O FREVO: O frevo, musicalmente, surgiu da combinação de vários RITMOS como maxixe, o tango brasileiro, a quadrilha, o galope e, mais particularmente, o dobrado e a polca-marcha. O termo frevo é uma derivação do verbo ferver . Em 2007, o frevo completou cem anos, e foi declarado patrimônio nacional imaterial.






O CABOCLINHO: De origem indígena,é bastante tradicional em Pernambuco. Talvez o ritmo mais antigo do Brasil,pois eu primeiro registro foi feito em 1584. A dança representa batalhas,caçadas e colheitas com músicas leves e ligeiras que soam ao som dos reco-recos,pífanos e ganzás. Sem falar das coreografias que são muito ricas e exigem muita desenvoltura e agilidade.






O MARACATU RURAL: Muito popular,de origem indígena,nasceu nos canaviais na zona da mata norte de Pernambuco no século XX. A dança mostra a saga dos plantadores de cana-de-açúcar,os guerreiros do canavial. Antes de saírem para dançar,os cablocos bebem o azougue,um coquetel,que mistura pólvora,limão e cachaça que serve para dar animação e força para carregarem por horas as fantasias que chegama a pesar 40 quilos.






O PASTORIL: Originado em Portugal,é uma mistura de dança com teatro e retrata o nascimento de Jesus Cristo por isso é mais visto sendo apresentado no período natalino. A coreografia é feita por dois grupos de meninas,um simbolizado com cordão azul e o outro com cordão vermelho,elas cantam e dançam fazendo homenagem ao menino Jesus,e ao centro tem a Diana que modera a disputa entre os dois grupos.




A CIRANDA: Tem origem nas danças infantis portuguesas,e foi em Goiana,zona da mata norte de Pernambuco,que a ciranda deu início no Brasil.A coreografia é feita com todos os participantes de mãos dadas,formando um círculo,cujo movimentos simulam as ondas do mar. Eles são acompanhados pelo "puxador" que canta os versos e por uma pequena orquestra.






O COCO: Dança de origem africana,que recebeu esse nome por causa do ato dos escravos que quebravam o coco com pedras,cantarolando enquanto faziam suas tarefas.  A coreografia é feita por homens e mulheres que formam uma roda e dançam batendo os pés e as mãos.




  

31 comentários:

  1. QUANTA BESTEIRA EM UM ESTADO SÓ. E OLHA QUE SOU DE PERNAMBUCO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc é mais é viado isso sim,se não gosta da cultura do seu estado só a língua no cú ngm é obrigado a saber q desmerece a própria cultura não arronbada

      Excluir
    2. Eu n sou do Pernambuco sou do Maranhão e aueria ta la no Pernambuco e vc q é daí n gosta qr saber falo nadinhaaa

      Excluir
    3. Ei fdp que falou mal de Pernambuco tu nao sabe de nada então enfia a língua no cu e sai arrombada

      Excluir
  2. Doia vai tomar no c*!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente por favo mim ajudar Quela é a dança regional mas famosa do estado de Pernambuco?

      Excluir
  3. Espero que eu tire nota boa no trabalho que tô fazendo

    ResponderExcluir
  4. Quais locais apresentam estas danças, para o turista conhecer?

    ResponderExcluir
  5. Eu achei muito interessante estou precisando para faser um trbalho

    ResponderExcluir
  6. E muito interessante esse site sobre o aprendizado da dança.

    ResponderExcluir