quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Comidas Típicas

A culinária pernambucana sofreu influências dos africanos, dos indígenas e dos portugueses colonizadores. Estes deixaram para trás muita coisa, como o gosto pela pimenta, azeite-de-dendê, coco, aproveitamento de cereais e raízes e o preparo de cozidos e caldos.
As famílias do litoral comem mais pratos com peixes e frutos do mar, já as do interior, carne de sol e de bode. As delícias com frutos do mar são regadas de lagosta, camarão, marisco, caranguejo, siri, sururu, polvo, ostra e muitos tipos de peixes. Como petiscos, pode apostar em caldinhos de peixe, casquinha de caranguejo e a ouriçada. Com esses frutos do mar, dá pra preparar receitas diferentes e gostosas com vários ingredientes saborosos, como o leite de coco, azeite-de-dendê, cebola, tomate, pimentão e muitos outros. O acompanhamento mais comum de receitas como moqueca e peixada é o pirão. 


Os pratos típicos são a galinha de cabidela, arrumadinho,  baião-de-dois, dobradinha, carne de sol com manteiga de garrafa, chambaril, charque, mão de vaca, buchada de bode ou carneiro, feijoada, sarapatel, maxixada e rabada. Acompanhamento? Que tal um arroz mexido, cuscuz de milho (ou mandioca), inhame, macazeira, jerimum, xerém e farofas de cuscuz ou de queijo.

 

A tapioca, digamos, está para Pernambuco como o acarajé está para a Bahia. É um ícone, um dos principais símbolos da cultura local. Principalmente na cidade de Olinda, 1ª Capital Brasileira da Cultura, onde em seu sítio histórico abriga a maior concentração de tapioqueiras do Estado, cerca de 42, que preparam diariamente a tradicionalíssima iguaria à base de massa de mandioca seca, atrativo obrigatório para pernambucanos e turistas. 










quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Artesanato

O artesanato pernambucano é marcado pela força da tradição de sua cultura popular. Com criatividade de sobra e uma grande diversidade de referências. Seja na cerâmica, na madeira, no couro, entre outras matérias primas o fazer artesanal é um dos grandes patrimônios do povo de Pernambuco. Do litoral ao sertão o artesanato vai se transformando com os costumes, histórias e cultura de cada região do Estado.


Principais matérias primas do Artesanato de Pernambuco.


CERÂMICA


A cerâmica pernambucana tem reconhecimento internacional, o Alto do Moura em Caruaru é considerado um dos mais importantes centros de arte figurativa do mundo. Moldada no barro, sofre um processo de secagem e cozimento, podendo o trabalho final ser com a cor natural, pintando ou envernizado. Dentre suas expressões, está a figurativa (reproduz figuras e tipos da Religião); a religiosa (santos e anjos); a lúdica (jogos e brinquedos infantis); a utilitária (panelas, potes, jarros, pratos, corpos, etc.).Bonecos de barro.


Feira de Artesanatos | Caruaru


COURO


Do sertão, o vestuário de couro remontam a dura tarefa do vaqueiro de amansar o gado na caatinga. Depois de curtido e trabalhado pelas mãos dos artesãos, é transformado em produtos utilitários e decorativos, como Alpercatas, bolsas, cintos, chapéus, alforje (bolsa ou saco em couro onde os vaqueiros transportam pertences e alimentos) e o gibão (casaco em couro que faz parte da indumentária do vaqueir).


CHAPÉUS,CINTOS E SANDÁLIAS DE COURO.



MADEIRA


A produção é das mais diversas e pode ser encontradas em todas as regiões do Estado, através de esculturas sacras, carrancas, figuras típicas da cultura pernambucana, além da matriz para reprodução da xilogravura. Olinda é um dos maiores centros de madeira entalhada do Brasil.



C\ARRANCAS.


TECIDOS E FIOS


A mais famosa das rendas trabalhadas em Pernambuco é a Renascença. De origem européia, a arte dos bordados está presente em muitos municípios e são utilizados em cama, mesa e vestuário. Na arte da tecelagem e tapeçaria destaque para fabricação de tapetes, redes e mantas.





FIBRAS


As fibras naturais encontradas em abundância no Estado produzem uma grande variedade de objetos para decoração, utilitários e acessórios de moda, além de servirem como revestimentos. A palha natural ou tingida é trançada surgindo bolsas, tapetes, chapéus, cestas. Cascas e sementes também são usados.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Danças

Esses ritmos pernambucanos  estão sempre aliados a uma dança ou ritual e representavam na sua origem crenças, credos e o imaginário das raças que os praticavam. Entre elas temos : 


O FREVO: O frevo, musicalmente, surgiu da combinação de vários RITMOS como maxixe, o tango brasileiro, a quadrilha, o galope e, mais particularmente, o dobrado e a polca-marcha. O termo frevo é uma derivação do verbo ferver . Em 2007, o frevo completou cem anos, e foi declarado patrimônio nacional imaterial.






O CABOCLINHO: De origem indígena,é bastante tradicional em Pernambuco. Talvez o ritmo mais antigo do Brasil,pois eu primeiro registro foi feito em 1584. A dança representa batalhas,caçadas e colheitas com músicas leves e ligeiras que soam ao som dos reco-recos,pífanos e ganzás. Sem falar das coreografias que são muito ricas e exigem muita desenvoltura e agilidade.






O MARACATU RURAL: Muito popular,de origem indígena,nasceu nos canaviais na zona da mata norte de Pernambuco no século XX. A dança mostra a saga dos plantadores de cana-de-açúcar,os guerreiros do canavial. Antes de saírem para dançar,os cablocos bebem o azougue,um coquetel,que mistura pólvora,limão e cachaça que serve para dar animação e força para carregarem por horas as fantasias que chegama a pesar 40 quilos.






O PASTORIL: Originado em Portugal,é uma mistura de dança com teatro e retrata o nascimento de Jesus Cristo por isso é mais visto sendo apresentado no período natalino. A coreografia é feita por dois grupos de meninas,um simbolizado com cordão azul e o outro com cordão vermelho,elas cantam e dançam fazendo homenagem ao menino Jesus,e ao centro tem a Diana que modera a disputa entre os dois grupos.




A CIRANDA: Tem origem nas danças infantis portuguesas,e foi em Goiana,zona da mata norte de Pernambuco,que a ciranda deu início no Brasil.A coreografia é feita com todos os participantes de mãos dadas,formando um círculo,cujo movimentos simulam as ondas do mar. Eles são acompanhados pelo "puxador" que canta os versos e por uma pequena orquestra.






O COCO: Dança de origem africana,que recebeu esse nome por causa do ato dos escravos que quebravam o coco com pedras,cantarolando enquanto faziam suas tarefas.  A coreografia é feita por homens e mulheres que formam uma roda e dançam batendo os pés e as mãos.