quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Comidas Típicas

A culinária pernambucana sofreu influências dos africanos, dos indígenas e dos portugueses colonizadores. Estes deixaram para trás muita coisa, como o gosto pela pimenta, azeite-de-dendê, coco, aproveitamento de cereais e raízes e o preparo de cozidos e caldos.
As famílias do litoral comem mais pratos com peixes e frutos do mar, já as do interior, carne de sol e de bode. As delícias com frutos do mar são regadas de lagosta, camarão, marisco, caranguejo, siri, sururu, polvo, ostra e muitos tipos de peixes. Como petiscos, pode apostar em caldinhos de peixe, casquinha de caranguejo e a ouriçada. Com esses frutos do mar, dá pra preparar receitas diferentes e gostosas com vários ingredientes saborosos, como o leite de coco, azeite-de-dendê, cebola, tomate, pimentão e muitos outros. O acompanhamento mais comum de receitas como moqueca e peixada é o pirão. 


Os pratos típicos são a galinha de cabidela, arrumadinho,  baião-de-dois, dobradinha, carne de sol com manteiga de garrafa, chambaril, charque, mão de vaca, buchada de bode ou carneiro, feijoada, sarapatel, maxixada e rabada. Acompanhamento? Que tal um arroz mexido, cuscuz de milho (ou mandioca), inhame, macazeira, jerimum, xerém e farofas de cuscuz ou de queijo.

 

A tapioca, digamos, está para Pernambuco como o acarajé está para a Bahia. É um ícone, um dos principais símbolos da cultura local. Principalmente na cidade de Olinda, 1ª Capital Brasileira da Cultura, onde em seu sítio histórico abriga a maior concentração de tapioqueiras do Estado, cerca de 42, que preparam diariamente a tradicionalíssima iguaria à base de massa de mandioca seca, atrativo obrigatório para pernambucanos e turistas. 










Um comentário:

  1. adorei este site sou do Rio de Janeiro e estou fazendo um trabalho de escola sobre isso e tem bastantes informações

    ResponderExcluir